terça-feira, 13 de março de 2012

Legend Of The Five Rings: Emperor Edition

Chega às lojas americanas a nova edição de um dos mais importantes card games: Legend of the Five Rings.

Lançada no final de fevereiro, Emperor Edition é a mais nova edição do segundo mais duradouro card game do mercado. Criado em 1995, L5R venceu o Origins Awards de 1996 na categoria Melhor Card Game.
O cenário do jogo é Rokugan, um reino fictício baseado no Japão feudal, com diversos traços de culturas vizinhas como chinesa coreana e mongol, por exemplo. Os baralhos de jogo são baseados em clãs, cada um com suas características próprias.
Legend of the Five Rings tem como principal trunfo a relação com seus fãs. Nos dezesseis anos de existência introduziu iniciativas de aproximação com o público que firmaram uma legião de fãs pelo mundo. Ele foi, por exemplo o primeiro jogo a criar cartas com a colaboração direta dos jogadores. Desde os primeiros torneios realizados (koteis) os resultados influenciaram o cenário, o desenvolvimento de novas cartas e os personagens do jogo.


Em 2010 L5R comemorou seu aniversário de quinze anos com grande eventos. O maior deles foi um campeonato mundial durante a Gen Con. Além disso, foi lançada uma série especial, na qual foram relançadas algumas das mais populares cartas da história do jogo.
As estratégias de jogo são bem definidas e ligadas aos clãs do cenário. Por exemplo, os clãs Leão e Caranguejo são militares, o Fênix e ligado à magia, Escorpião À espionagem, e assim por diante. Como a vitória de um clã em um torneio favorece a criação e manutenção de cartas boas nas próximas série, todos os jogadores daquele clã se beneficiam. Isso gera uma sensação de fraternidade entre os jogadores.

O Jogo é tão popular que deu origem a diversos spin-offs, entre eles:
Legend of Burning Sands - Um outro card game baseado no mesmo mundo de Rokugan, mas em uma parte desértica do cenário com elementos de cultura árabe e beduína.
Clan War - Um jogo de miniaturas.
Diskwars: Legend of the Five Rings - Um jogo de simulação de combate.
Ninja: Legend of the Scorpion Clan - Um Jogo de tabuleiro
The Legend of the Five Rings Role-Playing Game - Com um cenário tão rico foi um pulo surgir uma adaptação de Rokugan para o mundo dos RPG's.

A nova série. 


A série Emperor Edition vem com a mais luxuosa edições de um starter deck. Além do próprio baralho de jogo pronto vem com 3 booster, marcadores, além do estojo para guardar todo material.

As cartas
Legend of the Five Rings teve, deste suas primeiras edições, uma grande preocupação artística. A lista de ilustradores do jogos inclui dezenas de nomes e ele foi responsável pela revelação de diversos deles. Nos últimos anos as cartas passaram por uma atualização de Layout que valorizou ainda mais esta arte.
Para quem ainda não conhece o jogo Emperor Edition é uma ótima oportunidade de conhecer o jogo. E, para quem já conhece o jogo é possível baixar toda uma série de cartas no formato Print & Play. Clique aqui.
E se você se interessou pelo jogo, um bom começo é preencher o questionário do site para saber com qual clã você se identifica.

3 comentários:

  1. Só estou esperando para regularizar o meu salário, para poder comprar o Elder Sign, gostei muito do que li do jogo...

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Kinderia Élfica, você jogo L5R em qual cidade? Estou procurando grupos de jogadores para me atualizar sobre o cenário.
      Se puder, entre em conto comigo pelo email: neoiconoclasta@gmail.com

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...