quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Islandis: a World of Lucidia

Esse jogo promete nos transportar para o surgimento da singela Lucidia, um lugar distante dos grandes continentes, em uma época que antecede o nascimento da vida. 
Clique na imagem para ampliá-la
Islandis é a maior e mais populosa ilha no mar Tokelau, servindo como a pedra angular para a exploração e colonização das ilhas Asazi. A ilha possui cultura, beleza, vida marinha abundante, uma fonte aparentemente interminável de recursos, e todos os elementos essenciais para um crescimento vertiginoso da população. Com o tempo, a inovação na tecnologia de exploração fez com que as ilhas vizinhas fossem descobertas e povoadas. As novas ilhas introduziram os Azasi a recursos que não conheciam anteriormente, o que os fez entrar numa rede de rotas comerciais que os ligavam aos outros povos. A vida na ilha seguia perfeita até que… A aldeia acorda ao som do caos. A ilha pulsa e grita de angústia. Famílias tropeçam correndo para fora de seus bangalôs a noite, apenas para encontrar-se esquivando de fragmentos sólidos de algo desconhecido vindo do céu. É uma antiga profecia que se cumpre.Tudo foi destruído e os habitantes percebem que este modo de vida está chegando ao fim... é hora de um novo começo.

Em Islandis, cada jogador assume o papel de um grande líder do povo Asazi. É cada jogador deve liderar sua tribo neste tempo profético. Os líderes  podem decidir ficar na ilha e continuar a recolher recursos, fazer comércio, e incentivar a cultura, podem reunir recursos para construir navios, explorar e tomar posse de ilhas desconhecidas.
O jogo possui vários pontos positivos. Pessoalmente, acredito que o maior deles seja o visual. O jogo é muito bonito, daqueles que interessam já pela arte da caixa. Além disso, ele incorpora vários elementos que lembram muito jogos estratégicos de computador (como Civilization, por exemplo), onde decisões devem ser tomadas tendo em vista todo um conjunto de possíveis consequências (positivas e negativas). Promete agradar Heavy-Gamers. 
Islandis é um jogo baseado em mecânicas de worker-placement - além de algumas rolagens de dados - para 1-4 jogadores maiores de 13 (indicação etária do próprio designer). Ele ainda não foi lançado, mas está em processo de captação coletiva de recursos no Kickstarter o que é uma ótima chance para comprar o jogo e ainda, eventualmente, ganhar algum brinde adicional, dependendo de quanto você estiver disposto a pagar para o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...