segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Twilight Struggle - Parte 1

Conheça o melhor jogo de tabuleiro de todos os tempos.
Para os que acompanham o site Boardgamegeek.com, houve uma grande mudança em dezembro de 2010. Para surpresa de muitos, após anos de alternância no primeiro posto entre Agricola e Puerto Rico, um "novo" jogo ocupava o primeiro lugar da disputada lista dos melhores jogos de tabuleiro (posição que ocupa desde esta data).
Twilight Struggle foi criado por Ananda Gupta e Jason Matthews (1960: The Making of the President, Founding Fathers e Campaign Manager 2008), que citam influências de jogos como: We The People, Hannibal: Rome vs Carthage e Wilderness War.
O jogo recria as tensões dos 44 anos da Guerra Fria entre americanos e soviéticos, as disputas, intrigas e as eventuais ameaças de confronto entre as duas superpotências da segunda metade do século XX.
Uma das características que mais chamam a atenção nas partidas é a pouca utilização de dados, principalmente levando em conta que se trata de um wargame e publicado por uma das mais importantes empresas do gênero das últimas duas décadas, a GMT. Para substituir em grande parte as jogadas de dados, o jogo utiliza um sistema de cartas. É o chamado card driven, que simula a limitação de um general para se focar apenas numa frente ou num dos seus exércitos, ou então pura e simplesmente uma acordo político, ou uma reunião, que é representada pela execução de um evento. Em Twilight Struggle as cartas de eventos cobrem os principais acontecimentos do período, do bloqueio de Berlin, passando pela Guerra do Vietnã, os movimentos pela paz e até um dos momentos mais tensos com a Crise dos Mísseis Cubanos.
Os primeiros turnos se desenrolam sobre os escombros da Europa, onde EUA e URSS começam a disputa pelo domínio ideológico mundial. Dentro da mecânica do jogo, se um dos dois jogadores tiver a supremacia no continente europeu vence automaticamente a disputa se for jogada a carta de contagem de pontos deste continente.
Aos poucos, guiadas pelas cartas, o foco das ações no tabuleiro vão se diversificando e englobando todos os países do tabuleiro.
Além de um ótimo jogo de estratégia, uma ótima introdução a um dos mais importantes períodos da história mundial.

Para Saber mais: Twilight Struggle - Parte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...