sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Basilica

Participe da disputa para construir uma catedral medieval.
Basilica é um jogo de Łukasz M. Pogoda para duas pessoas, com idade a partir de 10 anos e com duração de 45 minutos.
Já falamos em outra postagem de The Pillars of the Earth, que é um jogo com temática parecidas (a construção de uma catedral), mas com mecânica diferente. O primeiro é um jogo de posicionamento de trabalhadores (worker placement), já Basilica é um jogo de controle de área com montagem de tabuleiro modular. Os jogadores planejam e supervisiona em conjunto o layout de uma catedral e os trabalhos no canteiro de obras; ao mesmo tempo tentar ganhar vantagem sobre o jogador adversário. O templo e projetado pelo posicionamento dos tiles que são recebidos aleatoriamente pelos jogadores e tem cores diferentes para representar elementos da catedral.
Em um segundo ponto do jogo, os jogadores começam a posicionar peões que representam a equipe de trabalhadores: capatazes, pedreiros e carpinteiros que irão construir o que foi projetado pelo posicionamento inicial dos tiles.

Os jogadores devem tentar baixar a maior quantidade de tiles da mesma cor e ter mais operários nesta área que o oponente. Cada tile possui uma ação especial que pode ser jogada ao invés de adicionar-lo à catedral.Usando essas ações o jogador pode mover os peões de um lugar a outro do tabuleiro, promove-los (aumentando seu valor) ou manipular os tiles já existentes na mesa. Executar a ação específica do tile o impede de ser utilizado para a construção da catedral, logo, a escolha entre expansão-ação é muito importante para a estratégia. O planejamento e otimização dos recursos disponíveis é importante, já que os jogadores dividem a mesma seleção de tiles. Assim, tiles e ações disponíveis no turno de um jogador, que não sejam utilizados pelo mesmo, estarão imediatamente disponíveis para o seu adversário quando chegar a sua vez.  Alguns tiles ativam o movimento de um peão especial, o Rei, que se move pelo score track. Em alguns movimentos, o Rei entra em um espaço no score track que indica uma visita real à catedral. A cada visita, o progresso do trabalho é avaliado e são dados pontos de vitória aos jogadores.
O número de pontos que cada jogador recebe depende do tamanho e número de áreas controladas pelos seus peões no momento do scoring. Quanto mais áreas que o jogador controlar, e quanto maiores elas forem, mairo a recompensa para o jogador. No final do jogo, o jogador que tenha clamado mais pontos de vitória vence.
Basilica ainda não tem data de lançamento, mas o fabricante anuncia seu release para o final deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...