segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Jogos Alemães Durante a Primeira e Segunda Guerras Mundiais

Antes do boom dos anos 90, os alemães já produziam material próprio desde o sec. XIX
Quem tem contato com os jogos alemães de hoje, nem imagina que eles passaram por uma radical mudança após a década de 1950.
Os primórdios dos jogos de tabuleiro alemães podem ser traçados até o ano de 1879, quando a empresa J.W. Spear & Sons abriu sua fábrica na cidade de Furth, nos arredores de Nuremberg.
Durante o período da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) Otto Maier Publishing Company, outra empresa do ramo, já tinha um catálogo de aproximadamente 800 livros e jogos, muito dos quais eram exportados para o resto da Europa.
Durante a 2ª Guerra Mundial (1939-1945) esta produção sofreu um grande declínio, principalmente devido a perseguição aos judeus, que tinham papel de destaque na indústria dos jogos.
Um dos casos mais emblemáticos do período é o de Hermann Spear, diretor da J.W. Spear & Sons que foi morto em Auschwitz.
Durante as duas guerras os jogos foram utilizados como material de propaganda nacionalista e militar. Embora mais raros, os jogos do período da Primeira  Guerra Mundial tiveram, provavelmente, um papel decisivo no processo de visualização dos ingleses como inimigos naturais dos alemães pelos crianças da época.
No período nazista a produção de jogos de tabuleiro foi dominada pelos wargames e, de acordo com as diretrizes de Joseph Goebbels, fortemente utilizadas como instrumento de propaganda do regime.
Vários destes títulos foram destruidos durante as duas guerras e são hoje itens raros para colecionadores e museus, chegando a valer de cem a quinhentos Euros no mercado.
Para saber mais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...