segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Como Ensinar Jogos de Tabuleiro Para Adultos

Da mesma forma que para crianças e adolescentes, ao ensinar adultos a jogar o principal é fazer com que se divirtam.
Está é uma das matérias, ao lado de "Uma Breve História dos Jogos de Tabuleiro" que ficou diversos meses na prancheta, pois devido ao tema envolvido achei importante escreve-la com mais calma e aprofundamento.
Atividade em grupo
Quanto mais simples melhor
A principal dica para aqueles que pretendem demonstrar jogos de tabuleiro modernos a novatos é que a melhor forma de apresenta-los a adultos é em grupo. Jogadores veteranos tem uma opinião consensual de que um dos maiores benefícios dos jogos de mesa é a interação que eles proporcionam. Uma partida costuma ser tão boa quanto o grupo com o qual estamos jogando. Desta forma, podemos afirmar que a melhor fórmula para apresentar um jogo a novatos é através de uma demonstração da qual participem pessoas conhecidas entre si de forma a criar uma sensação de familiaridade. Isso é algo importante de se levar em conta, pois, ao interagirmos com os novatos, estaremos entrando em contato com os mais diversos tipos de perfis pessoais e já devemos, de antemão, nos conscientizar de que nem todos poderão gostar dos jogos apresentados, mas, se começarem a jogar com um grupo de amigos, estarão mais predispostos a ter uma opinião favorável a respeito do jogo apresentado.
Não assuste os novatos
Assim, por mais que você tenha preferência por jogos longos e complexos (como
Sid Meier's Civilization: The Board Game, por exemplo) esses títulos deve ser evitado para novatos (Abra uma exceção no caso de jogos de franquia, exemplo World of Warcraft: The Boardgame, caso os jogadores já tenha familiaridade com o tema).
Para os primeiros contatos de novatos são recomendados os “filler games”, jogos rápidos e com regras simples. Eles são ótimos para quebrar o gelo e facilitar a apresentação de jogos mais complexos.
Títulos sugeridos: Guillotine, Survive: Escape from Atlantis!, Coloretto, Ra, Bohnanza, Loot e Saboteur.

Estes jogos tem elementos que incentivam a interação e criarão um nível mínimo de contato entre eles mesmo no caso do grupo de jogo não se conhecer previamente.
Aguarde as comparações com War e Banco Imobiliário
Outra opção para o primeiro contato entre os novatos e os jogos de tabuleiro são os jogos cooperativos onde os participante jogam em equipe. Uma ótima opção na categoria é Pandemic. Sua principal vantagem é fazer o grupo trabalhar em conjunto, todos contra o tabuleiro. Outras sugestões interessantes são Forbidden Island, Castle Panic e Dominion.
Os títulos que devem ser apresentados inicialmente devem ter regras rápidas de serem explicados e turnos de jogos curtos de forma a dar aos novatos bastante oportunidade de questionar as regras e expressar suas dúvidas, diminuindo desta forma a impressão de estranheza que os novos jogos costumam criar nas pessoas que as estão jogando pela primeira vez. Carcassonne é uma ótima sugstão para cumpri este quesito.
Mesmo que o novato diga que já jogo títulos nacionais e peça jogos mais complexos para uma demonstração, aconselhamos títulos de dificuldade intermediária como Small World, pois, é comum pessoas que jogaram títulos como War (Risk na edição da Hasbro) acharem que estão familiarizadas com jogos de estratégia e ficarem frustradas ao jogarem jogos relamente complexos como Twilight Imperium ou mesmo World of Warcraft Board Game. Aqui vale um lembrete: é comum as pessoas confundirem jogos com poucas regras com jogos simples. Caso você perceba que os novatos  estão tendo esta opinião sobre os jogos apresentados, lembre os que jogos complexos como xadez tem poucas regras e que as probabilidades dentro de uma partida é que definem as complexidade de um jogo.
Para saber mais leia: Como Ensinar Jogos de Tabuleiro Para Crianças e Adolescentes
Baseado em Matéria publicada originalmente no site Board Game Family.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...