segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sid Sackson

Em 2002 o mundo dos jogos de tabuleiros perdeu um de seus maiores contribuidores. Conheça em pouco da carreira deste grande designer.

Em uma manhã chuvosa de 16 de novembro de 2002, a pequena cidade de Keyport, Nova Jersey, recebeu a visita de cem jogadores e colecionadores de jogos. Os visitantes vieram de diversas partes dos Estados Unidos para participar de uma triste atividade, o leilão da coleção de Sid Sackson que havia falecido 10 dias antes.
Nascido em 1920, Sackson foi um importante designer e colecionador de jogos de tabuleiro americano, embora a maioria de seus jogos seja mais conhecida na Alemanha.
Sua criação mais popular provavelmente é o Acquire, famoso jogo sobre negócios que chegou a ser lançado no Brasil pela Grow , nos anos 70. Outros títulos conhecidos que ele desenvolveu são Can’t Stop e Focus, que ganhou o prêmio Spiel Des Jahres em 1981.
Sua carreira como designer de jogos começõu em 1951 com a publicação do jogo Slam.
Durante as décadas de 60 e 70, ele é Alex Randolph (Ricochet Robots, Inkognito e Enchanted Forest), outro lendário criador de jogos, foram os principais desenvolvedores do jogos para a série Bookshelf Games da 3M. Está série de jogos voltados para o público adulto teve um enorme sucesso na Alemanha e influenciou toda uma geração de designer naquele país a partir da década de 80.
Um de seus últimos lançamentos de sucesso foi o jogo I'm the Boss, onde os participantes devem fazer alianças e saber quando quebralas para alcançar a liderança dentro de uma família de mafiosos.
Outra atividade que lhe renderam destaque foram os livros, especialmente A Gamut of Games e Card Games Around the World; ambos os títulos incluiam um imenso apanhado de jogos, recentes e antigos, e o próprio criou boa parte dos jogos dos quais os livros falavam.
Um destes jogos que ainda desperta interesse até os dias atuais é o "Jogo do Não", um party game com apenas uma regra.
Intruções:
• Arrange um bom prêmio.
• Ponha um pequeno broche nas roupas de cada pessoa.
• Junte todos os jogadores e explique a regra do jogo:
"O objetivo é juntar o maior número possível de broches. Para pegar os broche dos outros jogadores, é preciso fazer com que eles digam “não” para você. Após seu adversário ter pronunciado essa palavra, você pode prontamente retirar todos os broches que esse jogador possua, a partir desse momento eles são seus, a não ser que você diga “não” Outras palavras, frases ou ações como 'Nah,' 'Negativo,' e um balançar de cabeça são totalmente válidos e mantém a posse dos broches; somente o pronunciar da palavra “não” leva à perda dos broches. Daqui a (certa quantidade de tempo), a pessoa com mais broches ganha o jogo, e recebe um prêmio legal."
• Mesmo que tenha um conceito simples, é surpreendentemente difícil retirar a palavra “não” do vocabulário.
Por alguns anos em meados de 70, Sid Sackson escreveu uma coluna mensal para a revista Strategy & Tactics chamada Sackson on Games em que ele fazia resenhas de jogos.
Sackson colecionou jogos durante sua vida; por ocasião de sua morte, sua coleção estava estimada em algo em torno dos 18000 títulos. Muitos deles eram únicos, enviados por desenvolvedores de jogos esperançosos de obter o apadrinhamento de Sackson para a publicação dos seus títulos. Sua coleção foi, após sua morte, leiloada aos poucos, desfazendo a coleção. Este leilão foi motivo de certo mal-estar na comunidade de board gamers americanas, pois boa parte dela era composta de protótipos dados a Sackson por fãs e admiradores. A família, no entanto alegou que era a única forma de arcar com as despesas médicas da internação do designer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...