quinta-feira, 3 de março de 2011

Carcassonne: 10th Anniversary Edition

Carcassonne, a criação do designer alemão Klaus-Jurgen Wrede, foi um marco da indústria de jogos de tabuleiro e está comemorando seu 10º aniversário em 2011.

Para comemorar a ocasião, Hans im Gluck, o fabricante original, irá lançar Carcassonne: Jubilaumsedition. Está edição comemorativa virá embalada em uma caixa azul no formato de meeple que trará: o jogo original, mais 10 novos tiles e meeples coloridos e translúcidos.
A editora americana Rio Grande Games já confirmou que também pretende lançar, em abril, a versão comemorativa com o nome de Carcassonne: 10th Anniversary Edition.
Dez anos após seu lançamento, Carcassonne continua sendo um jogo extremamente popular. Ao lado de Colonos de Catan, outro clássico dos designer alemães, o jogo e frequentemente um dos primeiros com o qual novos jogadores tem contato com os Jogos de Tabuleiro Alemães.
Lançado em 2000 o jogo venceu o Spiel des Jahres e o Deutscher Spiele Preis, os dois principais prêmios alemães para jogos de mesa.
Carassonne, que teve seu nome dado em homenagem a cidade medieval francessa, é também o principal responsável pela popularização dos meeples, as pecinhas de madeira com formato de pessoas que são usadas no jogo para pontuar. Apesar de não ter
sido o primeiro jogo a utiliza-lo foi através dele que grande parte dos jogadores modernos teve contato com as figurinhas pela primeira vez.
A expressão meeple não foi criado oficialmente no jogo. Os primeioros manuais não utilizavam o termo. A versão mais difundiada é de que meeple foi criado pela jogadora americana Alison Hanse(na foto a esquerda com os dois filhos) em 2000, mas muitos afirmam que o termo já era popular antes desta data. De qualquer forma, a senhora Hansel teve um papel importante na divulgação e popularização do termo.
Hoje, mepple é um conceito totalmente integrado a cultura dos Eurogames, sendo em muitos casos utilizado como simbolo do hobbie. Em sites como o Meeple Souce é possivel adquirir diversos tipos de lembranças baseadas nas pecinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...