segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Retrospectiva 2010

Os principais fatos do mundo dos jogos de tabuleiro nos últimos dois anos.

O site Purple Pawn tem se destacado como uma ótima referência do mundo dos jogos em geral, e em especial dos de tabuleiro. Desde 2007 eles postam um retrospectiva com os principais acontecimentos do ano na indústria ludica mundial. Fizemos um resumo dos principais fatos do último ano.
2010

8º - Domínio boardgames.com é vendido por 450 mil dólares.
O grupo One on One comprou o domínio e criou um site de vendas especializado em jogos de tabuleiro. Segundo a empresa o principal diferencial será contratar pessoas que entendam do setor para oferecer um atendimento especializado.






7º - Duelo dos super campeões de Xadrez
Três dos maiores enxadristas do mundo reuniram-se em Londres para lutar pelo direito de reclamar de número um do mundo do xadrez: Magnus Carlsen da Noruega, Veselin Topalov da Bulgária, e Anand Viswanathan da Índia.

6º - Mattel compra Phase 10
Phase 10, o segundo jogo de cartas mais vendido do mundo, atrás apenas do Uno. O jogo foi lançado em 1982 e em 2010 foi comprado da atual editora, a empresa Fundex.

5º - Settlers of Catan atinge o mercado mainstrem
2010 entrará para a memória de Klaus Teuber como o ano em que seu jogo atingiu o grande público público. Um dos marcos foi a longa matéria do site Wired (especializado em tecnologia) sobre o sucesso do jogo e do mercado de Eurogames.

4º - Um novo formato de lançamento de jogos começa a se consolidar
O principal impecílio ao lançamento de novos jogos é a dificuldade de encontrar investidores dispostos e arcar com a despesas de produção de títulos de autores iniciantes. O Kickstarter é um site que oferece produtos inéditos para financiamento direto aos interessados e tem conquistado a confiança de diversas empresas do setor.

3º - 4Kids encerra Chaotic, Hasbro encerra Heroscape
Nem tudo foram flores no mundo dos jogos de mesa. Em 2010 a empresa 4Kids cancelou seu card game Chaotic apesar de ter tido boas vendas em 2009 e a Hasbro encerrou um de seus títulos mais conhecidos e inovadores (peloa padrões da empresa): Heroscape.

2º Morre o criador dos Wargames de tabuleiro
Charles S. Roberts foi designer de jogos, historiador e empresério. Era conhecido como "O Pai dos Wargames de Tabuleiro", sendo considerado o criador do primeiro wargame moderno em 1952 e da primeira empresa especializada neste estilo de jogos em 1954.

1º Lego entra de cabeça no mundo dos jogos de tabuleiro
A LEGO já vinha desde os anos 90 produzindo jogos de tabuleiro, mas, em 2010 foram 18 títulos lançados e o mais surpreendente de tudo e que muitos tiveram excelentes venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...