quarta-feira, 30 de junho de 2010

Dixit Vence o Spiel des Jahres 2010

Publicado em 2008, o jogo de narrativa Dixit ganhou recentemente o prêmio Spiel des Jahres 2010.  >
O prêmio é maior honraria concedida à um jogo que tenha sido lançado na Alemanha, maior e, diga-se de passagem, o mais exigente mercado consumidor de jogos de tabuleiro atualmente. A revolução dos eurogames começou quando pais alemães deram o basta, desligaram as TVs e começaram a passar bons momentos com suas famílias.
Ele já havia sido nomeado o jogo do ano na Espanha e na França (seu país de origem).
Dixit promove bastante interação entre seus participantes: Em cada turno, um jogador é nomeado o narrador. Ele deve comprar 6 cartas ilustradas, escolher uma das ilustrações e contar uma história curta que envolva, de alguma forma, a temática daquela carta. Ao final do turno, o narrador mostra as 6 cartas que tinha em mãos para os jogadores que, um por vez, dizem ao narrador em qual das cartas eles acham que a história foi inspirada. Se alguém acertar a carta à qual o narrador teve como referência, ele e o narrador ganham 3 pontos. Caso nenhum ou todos os jogadores acertem a carta, o narrador não marca pontos e cada jogador ganha 2 pontos. O jogador ganha mais um ponto pra cada outro que escolher a mesma carta que ele. O jogo acaba quando não houverem mais cartas para serem compradas. Ganha o jogador com o maior número de pontos.
A arte do jogo é um caso à parte. As belíssimas ilustrações de Marie Cardouat dão graça e leveza ao jogo.
Uma partida dura, em média, 30 minutos. Dixit lembra bastante o Once Upon a Time (Era Uma Vez), outro jogo de narrativas, que também conquista críticas positivas e público em todo o mundo.

Postado originalmente no blog Zona Negativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...