quinta-feira, 8 de abril de 2010

Catafractos

Os catafractos ou catafractários (grego: κατάφρακτος, kataphractos) eram uma unidade de cavalaria utilizada por povos antigos (sármatas, partos, armênios e, posteriormente, romanos e bizantinos). Literalmente significa "blindado" ou "completamente fechado". A armadura utilizada por esta cavalaria se chamava catafracta.
Cavalaria foi extremamente comum entre os povos das estepes e partes da Europa Central, onde os cavalos eram abundantes.
Um dos primeiros exemplos conhecidos de cavalaria pesada foi descoberto em Khwarezm, uma região na Ásia central, perto do Mar de Aral. As escavações revelaram as pinturas de guerreiros vestidos de armadura montado num cavalo blindado, carregando uma lança e arco. Estima-se que esses cavaleiros foram usadas nessa região, logo no século VI aC. É também nessa época que começou a substituição gradativa dos carros de combate pela cavalaria no Oriente Próximo. Culturas, como os assírios, os persas aquemênidas, e mais tarde os macedónios utilizaram com sucesso a cavalaria pesada em seus exércitos. O aquemênidas, em particular, eram conhecidos por seus cavaleiros fortemente armados com armadura nos cavalos.
Uma das descrições mais completas dos Catafractos e a do escritor Heliodoro de Emesa, que viveu no século 3 dC. Curiosamente, a sua obra "Aethiopica" não é um relato histórico, mas uma romance ambientado na Etiópia. No entanto, é evidente que Heliodoro incorporou elementos militares do seu tempo a história, mais notavelmente dos catafractos, dos quais ele tinha muito a dizer.
De acordo com Heliodoro, catafractos eram homens de grande tamanho e físico. Usavam capacetes, armaduras no pescoço, e máscaras de metal que deixavam apenas os olhos desprotegidos. Armadura de sobreposição de placas de metal protegia do pescoço ao joelho, mas não suas coxas, que ficaram sem armadura para um melhor controle dos cavalos. As placas de metal eram projetados para permitir livre movimento do corpo do condutor, proporcionando máxima proteção. O cavalo também era semelhante blindado, provavelmente para protegê-lo contra flechas. A cabeça e as pernas do cavalo são descritos como completamente blindado e um casaco de cota de malha era colocado na parte de trás do cavalo. Notavelmente, a barriga era uma das áreas que não eram blindados. Para as armas, os cavaleiros catafractos carregavam uma lança longa (kontus) e muitas vezes flanqueavam o inimigo segurando o lança horizontal. O impulso do cavaleiro e cavalo foi descrito como capaz de transpassar a lança através de dois homens (segundo Plutarco e Crasso). Além da lança, carregavam armas como espadas e arcos.
Catafracto Sassanida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...